terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O QUE FAZER EM SALVADOR?

Olá pessoal, tudo bom?

Como vocês já devem saber, eu moro no nordeste... aqui em Salvador-BA!
Eu adoro a minha cidade, ela é linda e tem um clima super férias, com as belas praias que nos acompanham no dia a dia.
Eu, que não gosto muito de praia, não faço a menor questão de morar aqui rs Mas, devo admitir que é uma ótima cidade para passar o verão etc


Salvador é uma cidade alegre, 'cidade do axé', onde o calor humano é predominante.
É a cidade do carnaval de Ivete, Brown, Claudinha e Gil. É o centro da cultura afro-brasileira. "É a cidade metropolitana mais rica do nordeste do Brasil'.

Chegando em Salvador, onde devo ficar?

Depende! Se for em época de carnaval, aconselho ficar próximo ao circuito Barra-Ondina, que é onde o carnaval 'pega fogo'! (Por favor, não inventem de ir para o CAMPO GRANDE ver o carnaval. É o desastre. Pessoas feias, e perigo na certa. Antigamente, lá era o circuito que mais bombava... há muuuito tempo atrás, era um ótimo circuito! Super seguro e divertido. Mas hoje não é mais assim.)
Mas, se você pretende vir pra cá em outra época, se hospede na parte da Pituba, ou até mesmo da própria Barra. São lugares bons. Não necessariamente próximos dos pontos turísticos, já que estes ficam mais pelo Centro da cidade. Mas, justamente por ser o Centro da cidade, não 'deve-se' hospedar por lá. É mais perigoso! Ainda mais tendo cara de turista.

Bairro da Pituba em Salvador

O que conhecer?

    PELOURINHO - Localiza-se no Centro histórico da cidade. No Brasil Colônia, o 'Pelô' era usado para castigar os escravos. "Era um bairro eminentemente residencial, onde se concentravam as melhores moradias até o início do século XX. A partir dos anos 1960, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que transformou a região do Centro Histórico em um antro de prostituição e marginalidade."
    Hoje, o Pelourinho oferece inúmeras atrações turísticas e musicais. Há bares, restaurantes, boutiques, museus, teatros, igrejas e outros monumentos de grande valor histórico.
    Se você for visitar o pelourinho, vá a vontade... roupas básicas e calçado confortável (as ruas são todas de pedras!).

    SOLAR DO UNHÃO - Ótimo para passar o fim de tarde, e ver o pôr-do-sol. Lá, localiza-se o Museu de Arte Moderna de Salvador (MAM). Maravilhoso para apreciar a vista da Baía de todos os santos e fotografar cada ângulo do lugar. (Antes de realizar a visita, é bom checar se estará aberto)


    IGREJA DO BONFIM - Não é a mais bela da cidade, porém é a mais famosa. "Concluída em 1772, a igreja tem fachada em estilo rococó coberta de azulejos portugueses do século 19. A decoração do interior é neoclássica, destacando-se a pintura do forro da nave feita por Antônio Joaquim Franco Velasco; e os painéis da sacristia e dos corredores laterais de autoria de José Teófilo de Jesus. No altar-mor, impressiona a imagem de Cristo trazida de Portugal em meados do século 18." 
    A cara da Bahia é a frente da Igreja... extremamente colorida pelas suas fitinhas do Sr. do Bonfim! Se você for visitar o local, não esqueça de pegar a sua fitinha, amarrar com três nós no braço e fazer o pedido. É preciso esperar a fita quebrar por sí só, o que requer tempo! Mas, não custa nada esperar né? rs


    ELEVADOR LACERDA - Meio de circulação entre a cidade alta e a cidade baixa. Se você atravessar pelo Elevador Lacerda, vale visitar o Mercado Modelo. As viagens duram cerca de 30 segundos e transportam uma média de 20 mil pessoas por dia. É super interessante subir para tirar belas fotos panorâmicas! O policiamento do local só acontece entre ás 9h e 20h, então é bom prestar atenção nisso!


    PONTA DO HUMAITÁ - Localiza-se na Cidade Baixa, próximo ao Forte de Monte Serrat ou São Felipe. Simples, mas perfeito para ver o pôr-do-sol e tirar várias fotos incríveis!


    DIQUE DO TORORÓ - Área de esporte e lazer bem arborizada. Possui restaurante, centro comunitário, pedalinho e anfiteatro, além das esculturas de orixás que se encontram dentro do dique. Ótimo para caminhar, e tirar belas fotos. Bem próximo, localiza-se o Estadio da Arena Fonte Nova, reconstruída para receber a Copa de 2014.


    ITAPUÃ - É o famoso bairro de Toquinho e Vinícius de Morais. Deve-se passar pelo farol de itapuã e pela estátua de tamanho real do poeta. Vale um passeio pela lagoa do abaeté (não tomem banho na lagoa, pois muitos acidentes costumam acontecer.) Cuidado com os objetos de valor, apesar da beleza, o lugar não é tão seguro! Se vocês desejarem ir á praia de Itapuã, evitem os finais de semana!! (Há praias muito melhores pelo lado de Vilas do Atlântico)


    LARGO DA DINHA - Ponto Boêmio de Salvador, fica no bairro do rio vermelho. É o point da sexta á noite. O local possui alguns restaurantes e casas de shows por perto. É uma praça aberta, onde tem algumas barraquinhas de artesanato e de beijus, além do famoso acarajé da Dinha! Há uma escultura de Jorge Amado e Zélia Gattai, super legal para tirar uma foto e guardar de recordação do lugar.



    FAROL DA BARRA - Local de visita obrigatória! É o museu náutico da Bahia. "É o único do gênero em todo o estado, reunindo valioso acervo de achados arqueológicos submarinos,uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações de variada origem e uma mostra permanente relativa à geografia, história, antropologia e cultura da Baía de Todos os Santos, além da vida marítima, militar e administrativa da cidade de Salvador, primeira capital do país e sua mais importante cidade durante mais de três séculos." Bom para passar a tarde e acompanhar o espetáculo do pôr-do-sol, lindo lindo lindo!
    A praia do Farol é bem movimentada e boa para banho. Aos domingos, a área do farol é "fechada" para carros; tornando-se um ótimo local para esportes: patins, skate, caminhadas e bicicleta.

    Aqui em Salvador há váários lugares que merecem a visita, mesmo não sendo esses tão 'conhecidos' como turísticos. Mas aí é assunto pra outro post né?
    Espero que tenham gostado!
    Beijos,

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário